segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Gênesis- Bernard Beckett -O que realmente significa Ser Humano?


"Será a alma mais que a soma de suas partes?"
Douglas Hfstadter, The Mind's I

Em meu tempo ocioso de desemprego passava na livraria , como de costume e um livro chamou minha atenção. Gênesis , dizia a capa em que aparecia uma garota de pele muito alva e cabelos ruivos. Li a orelha e achei bastante interessante. Comprei-o.
O livro não é muito convencional. Durante suas 174 páginas é relatada uma entrevista da candidata Anaximandra. Ao ser entrevistada tinha como objetivo ser admitida na "Academia" ,uma espécie de Conselho que dita as ordens do mundo utópico em um futuro não tão distante, mas também não muito próximo.

A entrevista tem duração de 4 horas , com intervalos a cada hora. Nessas 4 horas ela apresenta sua tese sobre um Personagem histórico que despertava grande interesse em Anax, Adam Forde. Sua tese era defendida para uma banca examinadora composta por três examinadores. Ao decorrer de sua entrevista Anax vai descobrindo coisas que achava que compreendia, e vai mudando seus conceitos sobre o mundo atual, passado e futuro, vai entendendo melhor o que seriam máquinas, pessoas, o que é pensar, o que é real ou irreal, ou ainda o que significa Ser Humano.
O livro trata de uma maneira dinâmica questões bastante filosóficas, trava diálogos super interessantes e abre nossas cabeças para interpretações e pensamentos .

Acho que é um dos melhores livros que li nos últimos tempos, e vale muito a pena ser lido. O autor é um Neozelandês, Bernard Beckett, e procurarei ler mais livros desse autor que me parece ser muito bom. Bom, se os outros seguirem o estilo e a competência desse com toda certeza serão bons.


Nome original : Genesis
Nome em português : Gênesis
Autor: Bernard Beckett
Tradutor:Braulio Tavares
Gênero: Ficção científica filosófica
Editora: Intrinseca
Preço: +ou-25

5 comentários:

  1. Interessante =) {2}fiquei curiosa

    ResponderExcluir
  2. Nós, da biblioteca virtual "Luar na laje", tomamos a liberdade de resumir e publicar seu artigo sobre o "Gênesis" em nosso site.
    Visita a gente.
    www.luarnalaje.wordpress.com
    Ficaríamos muito felizes se você se tornasse nosso sócio e pedisse nossos livros. Chegam pelo correio e o custo é zero.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi adorei... muito obrigado...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços.

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu não conseguiria nunca pensar em um jeito tão perfeito de resumir esse livro tão foda sem soltar spoiller e sem fazer a pessoa achar que não vai entender nada !

    ResponderExcluir